Como ser um blogueiro ou blogueira profissional

Como ser um blogueiro profissional? Com certeza a resposta não dá pra ser respondida somente em um artigo, nem em 10 deles. Teriam que ser dezenas, até centenas. Um problogger muitas vezes chega ao fim do dia mais cansado do que alguém que faz trabalho braçal.

O que eu quero dizer é que tornar-se um blogueiro profissional depende de vários fatores, desde a sua dedicação até a escolha correta de onde posicionar a caixa de inscrição para sua newsletter. Isso não é um conhecimento que pode ser respondido em um artigo, é um conhecimento que demora anos para aprender, ou melhor, nunca se para de aprender.

Como ser um blogueiro profissional

Mas eu posso te indicar um caminho, uma rota, um guia. Claro que isso não vai resolver todos os seus problemas, mas vai ajudar muito.

Como ser um blogueiro profissional

O blog para ser um blogueiro profissional

O nicho

A primeira regra na vida de qualquer pessoa deveria ser trabalhar na área que goste. Se você quer ser um blogueiro profissional, crie um site no nicho que você gosta, senão mais cedo ou mais tarde você irá desistir. Quer uma prova? Lembre-se daqueles blogs que você criou para ganhar dinheiro e que não duraram nem um mês.

Conteúdo de qualidade

Sim, eu sempre teclo essa tecla, porque é a realidade. Veja o nicho de metabloggers, por exemplo, ele está tão saturado e tão cheio do mesmo que é difícil encontrar um site bom, mas com um conteúdo excepcional o Viver de Blog fez sucesso com apenas um artigo publicado. Por quê? Porque ele tem um conteúdo maravilhoso. A qualidade faz diferença.

SEO

Saber o básico de SEO é necessário para se tornar um blogueiro profissional. Assim como o conteúdo é importante para um blog, o SEO é tão importante quanto, pois é ele que vai fazer o seu conteúdo ficar na primeira página do Google, levando várias visitas para o seu site. Entre nesse link e aprenda o básico para otimizar seu artigo, depois sinta as diferenças nas estatísticas.

Template

Ah, blogueiro novatos… Eu já fui um. Eu sei como é criar um blog e desejar que todo o mundo visite seu site, até as pessoas da China. Por isso que não podemos perder a oportunidade de colocar um tradutor, afinal, perder esse visitante é inaceitável.

Melhor ainda se ele nos seguisse nas redes sociais, não é? Então porque não aproveitamos e colocamos também o widget do Facebook, do Google Plus e do Twitter. Opa, ainda tem o Instagram. Quase ia me esquecendo das categorias na sidebar. Acho que ainda está faltando alguma coisa…

Você se identificou? Ter um template cheio de coisas não é legal! Uma pesquisa utilizando a venda de geleias foi realizada para saber qual era o comportamento das pessoas diante de bastante e poucas escolhas.

Elas indicam que quanto mais as opções mais os clientes ficam indecisos e não compram, enquanto que quando menores as opções mais eles compram. Interessante? Então leve isso para o seu blog.

Tenha um template limpo, sem aquele monte de widgets na sidebar. Coloque a caixa de curtir do Facebook e a caixa de inscrição na sua newsletter. Não encha seu blog de coisas inúteis!

Frequência de publicações

Para ter um blog profissional você deve ter uma frequência de publicações. Sete artigos por semana? Cinco? Três? Um? Um a cada quinze dias? Não importa o que você escolher, desde que você consiga manter essa frequência e ainda assim criar um conteúdo de qualidade.

O Viver de Blog, por exemplo, publica um texto a cada 15 dias, mas mesmo assim ele é uma das maiores referências no ramo. Isso por causa do conteúdo de qualidade.

banner meio artigo 2

Mantenha uma frequência, mas mantenha a qualidade.

O marketing

Tenha um plano de marketing

Depois de seguir as dicas acima você deve aprender sobre marketing. Ter um plano de divulgação é essencial para o crescimento do seu site. Existem diversas formas de você fazer isso. Veja uma lista de itens que você deve fazer para divulgar seu blog:

  • Divulgar nas redes-sociais (perfil, página de fãs, grupos do Facebook e, se possível, através do Facebook Ads)
  • Fóruns (Yahoo Respostas e Guia do Hardware, pelo menos 5 respostas por mês)
  • Materiais educativos (acesse esse link e aprenda o porquê e como você pode criar um ebook de sucesso)
  • Guest posts
  • Comentários

Você

Sim, meu caro leitor, você! Você não quer se tornar um blogueiro profissional? Então a mudança tem que começar por si.

Invista em si

Investir em si mesmo é até mais importante do que investir em seu blog, afinal, ele não é feito do seu conhecimento? Então invista em si! Você pode perder tudo, mas seu conhecimento nunca será perdido.

O que você pode fazer:

  • Ler livros sobre sua área
  • Ler blogs da sua área
  • Realizar cursos gratuitos e pagos
  • Procurar conhecimento em lugares não convencionais (como sites estrangeiros, eventos, etc)
  • Aprender sobre SEO, programas de afiliados, nicho de mercado, domínio, mídias sociais, conteúdo qualificado, público alvo, etc.
  • Ler alguns materiais educativos do Resultados Digitais

Como eu tinha tido no começo desse artigo, aprender a como ser um blogueiro profissional não é fácil. Se você começar a investir em conhecimento a partir de agora, 50% do caminho para o sucesso já estará nas suas costas.

O resto depende de você aplicar o que aprendeu.

Produtividade

Com o tanto de coisas que você terá que fazer, será difícil sobrar tempo para alguma coisa, por isso recomendo que você leia esse ebook. Ele irá ensinar dicas valiosíssimas a todas as pessoas que querem aprender a como ser um blogueiro profissional produtivo. No final, do que adianta sair do seu serviço e trabalhar pela internet se você não consegue mais tempo para ficar com a família?

O dinheiro

Finalmente chegamos à parte de ganhar dinheiro com blogs, trabalhar em casa pela internet e ganhar sua independência financeira. Mas não se engane: chegar aqui não vai ser fácil. Você terá que suar muito!

Se você seguiu a dica de investimento no seu conhecimento, você não precisará que eu te fale mais nada. Você irá saber tudo o que precisa fazer para, depois de ter uma boa taxa de visitas e um bom tempo com seu blog (3 meses), ganhar dinheiro.

Algumas formas de conseguir isso são através das vendas de infoprodutos, de programas de afiliados e de espaços publicitários.

Quer mais dicas? Então visite esse link e veja todos os nossos artigos de ganhar dinheiro na internet.

Conclusão

Como ser um blogueiro profissional? Como ganhar dinheiro com blogs? As duas perguntas foram respondidas, o caminho foi indicado, sua rota foi marcada, agora só depende de você.

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

Ayrton Senna

Você pode me agradecer por essas dicas deixando seu comentário abaixo, beleza? Sucesso e até a próxima.

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Ganhe AGORA 5 E-Books GRÁTIS!

Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

Website: http://formulaganhardinheirocomblog.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *