Guia completo de como criar um ebook de sucesso

Guia completo de como criar um ebook de sucesso

O crescimento anual de ebooks, de 2011 pra 2012, foi de 400%.

Uma pesquisa realizada em 2012 mostrou que o aplicativo de leitura da Saraiva tem mais de 1,2 milhões de usuários ativos. Já pensou agora, em 2014?

Como criar um ebook?

Guia completo de como criar um ebook de sucesso

O que é um ebook?

Você já pensou em aprender a como criar um ebook? Ebooks nada mais são do que livros, só que digitais. Basicamente é um livro em formato PDF, que você pode ler no computador, no celular ou no Kindle, por exemplo.

Ebooks são fáceis de escrever, não custam nada pra produzir (além do seu tempo) e podem ser vendidos, ou seja, são capazes de te render um bom dinheiro. Se você não quiser vendê-los não tem problema, eles podem se tornar uma forma de divulgar qualquer coisa: seu blog, sua pessoa, seu produto.

Ebook é o futuro! Cada vez mais leitores estão se mudando das páginas físicas para as páginas digitais. O mercado está crescendo, e os escritores hoje não publicam somente em papel. Talvez o ebook, daqui alguns anos, substitua totalmente a forma de leitura atual, tornando os livros de papel em objetos de coleção.

Mas e você, já pensou em criar um ebook? Talvez pense que é difícil, mas vamos te mostrar um passo a passo simples de como criar e como divulgar seu ebook.

Como escolher o assunto?

Para começar vamos escolher o assunto do livro. Sobre o que você gosta de escrever? Marketing digital, pintura de paredes ou cachorros; não importa o que seja, contanto que você tenha conhecimento na área e goste daquilo. Isso é o suficiente para escrever um conteúdo de qualidade que, posteriormente, se tornará um sucesso.

Talvez, se você tiver um blog, você deva escrever sobre o mesmo nicho dele, para que assim a divulgação do material também sirva para divulgar seu site. Escolha uma área de que goste e defina o assunto do ebook. Você gosta de cachorros e tem um blog nessa área, por exemplo, então porque não criar um ebook que ensine a como cuidar do seu filhote nos primeiros 6 meses. Reúna ideias de assuntos que você deseja escrever, escolha o que mais gostar e siga para o próximo passo.

Como estruturar seu livro digital?

Para aprender a como criar um ebook você deve estrutura-lo. Eu acho que a seguinte estrutura é a ideal:

  1. Capa
  2. Sumário
  3. Introdução
  4. Capítulos
  5. Conclusão

Vamos explicar um pouco sobre cada item abaixo:

Capa

O nome é autoexplicativo. A capa deve conter o nome do ebook e o nome do autor.

Sumário

O sumário é o índice. Ele deve conter o nome dos capítulos e o número de qual página eles estão localizados.

Introdução

Aqui você escreve o porquê criou esse ebook, sobre o que ele vai tratar e como ele vai ajudar o leitor. É interessante também falar sobre si, fazendo uma breve biografia.

Capítulos

Aqui é o conteúdo do livro. É onde você vai ensinar e cativar o leitor.

Conclusão

Aqui basta fazer uma listagem rápida do que o leitor aprendeu no livro, para relembrar todos os tópicos tratados no capítulo. Você também pode usar esse espaço para indicar seu blog, produto ou serviço.

Só isso e você já têm toda a estrutura do seu ebook.

Como começar a escrever?

Estruturando os capítulos

banner meio artigo 2

A gente vai começar direto pelos capítulos. Esqueça a capa, o sumário, a introdução e a conclusão agora. Dedique-se somente a criar um conteúdo que vai ensinar coisas novas ao leitor. Aqui é onde você deve suar, se dedicar e dar o máximo de si para criar um material rico em conhecimento.

Mas, como estruturar os seus capítulos? Bem, com o assunto do ebook escolhido o que você tem que fazer é só definir cada capítulo que pretende escrever. Por exemplo, nosso livro de mentirinha irá tratar sobre como cuidar do seu filhote nos primeiros 6 meses, então eu poderia escrever sobre os seguintes capítulos:

  • Quais são os cuidados para ter com um filhote?
  • Quais são as vacinas que ele tem que tomar?
  • Como ensinar o filhote a fazer suas necessidades no lugar certo?
  • Como fazer o filhote parar de morder?
  • Quantas vezes por dia eu tenho que alimentá-lo e qual a ração adequada?

Esses são só alguns exemplos. Não sou nenhum especialista na área, mas acredito que uma pessoa que tenha conhecimento sobre isso possa definir os capítulos facilmente. Não precisam ser muitos, 5 já são o suficiente para o seu primeiro livro digital.

Comece a escrever

O próximo passo é começar a escrever. Não esconda nada do leitor, realmente ensine. Dedique toda a sua força para que cada frase traga um conhecimento novo a ele. As pessoas amam aprender coisas novas, principalmente coisas que as interessam, por isso se você seguir essas dicas o seu ebook será um sucesso.

Você não precisa escrever todos os capítulos do zero. Se você tiver artigos em seu blog que podem ser transformados em um capítulo, coloque-o em seu livro. Assim você economiza tempo e mesmo assim terá um conteúdo rico.

Outra dica é enchê-lo de curiosidades. O ser humano é curioso de natureza, não existe ninguém que não goste de saber uma curiosidade.

Quer ganhar mais dicas de como criar um ebook? Então eu vou deixar o link de um chamado Redator de Sucesso, criado pelo Victor Palandi para ajudar qualquer pessoa a criar um conteúdo bom, com dicas valiosíssimas e simples, que te ajudarão muito a escrever seu livro digital. Você pode baixa-lo clicando aqui.

E depois de escrever os capítulos?

Depois de escrever os capítulos você deve escrever a introdução e a conclusão. Procure também forma de fazer uma capa. Talvez esse item seja o único que você precisará fazer um investimento. O Jackson Soares pode te ajudar nisso. Caso você não queira gastar nada, procure algum tutorial na internet. Com algum esforço você vai conseguir criar uma capa simples, mas bacana.

Como divulgar seu ebook?

Como eu prometi, aqui estão algumas formas de como divulgar seu ebook:

Através da sua newsletter

O meio mais fácil e rápido de divulgação é através da sua newsletter, assim como o Victor Palandi faz com o ebook dele. Ofereça seu livro em troca de inscrição na sua lista de e-mail e junte o útil ao agradável.

Através das redes sociais

Você também pode divulgar nas redes sociais, para seus amigos e até em grupos do Facebook. Outra forma de fazer isso é usando o Pagsocial, onde a pessoa tem que compartilhar uma mensagem no Facebook falando que está lendo o seu livro para poder baixa-lo. Essa é uma ótima forma de divulgação, afinal, quanto mais pessoas lerem seu livro mais ele será divulgado. A pessoa baixa seu livro e os amigos dela veem a mensagem e também podem se interessar.

A última forma é oferecendo-o em sua fan page em troca de curtir. O Personalizar o Blogger tem um excelente artigo sobre isso.

Conclusão

Nesse artigo aprendemos sobre o que é e como criar um ebook para si. Você aprendeu a como estrutura-lo e escrevê-lo, a como divulga-lo e torna-lo um sucesso. Agora é com você. Está em suas mãos a decisão de seguir as dicas ou não, de escrever seu ebook ou ficar em sua zona de conforto, sem nada para oferecer aos leitores. Um livro pode servir para alavancar seu sucesso, só depende de você escrevê-lo.

Você pode me agradecer por essas dicas deixando seu comentário abaixo, beleza? Sucesso e até a próxima.

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Ganhe AGORA 5 E-Books GRÁTIS!

Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

Website: http://formulaganhardinheirocomblog.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *