O que é marketing de conteúdo?

O que é marketing de conteúdo?  Marketing de conteúdo é uma forma mais barata e eficaz de atrair clientes para o seu negócio.

Esse tipo de marketing, que não é novo, mas possui técnicas específicas, é um dos mais utilizados pelos profissionais de todas as áreas que possuem blogs ou sites e que, através deles, querem fechar um negócio ou vender um produto.

Mas, afinal, o que é marketing de conteúdo?

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia que constitui em elaborar e espalhar conteúdo relevante com o objetivo de atrair seu público alvo, para que esses se tornem clientes. O mais relevante no marketing de conteúdo é a relação de confiança que, ao oferecer algo de valor ao seu cliente, você vai ganhar.

O que é marketing de conteúdo

Através dessa confiança você pode vender seu produto ou oferecer seus serviços. Ou seja, o marketing de conteúdo é um tipo de marketing que usa diversas técnicas para ganhar a confiança do seu público.

Mas como criar um conteúdo mais elaborado e mais rapidamente, para atingir o maior público possível?

Primeiros passos do marketing de conteúdo? – O que é marketing de conteúdo

Após saber o que é marketing de conteúdo, você deve estar ansioso para aprender a aplicar. E como aplicar? Tudo começa com a definição de uma estratégia.

Primeiramente você deve ter um meio de comunicação com seus clientes (blog, newsletter, perfil nas redes sociais, etc) e ele deve estar atualizado.

Não adianta ter um meio de comunicação se o mesmo estiver abandonado. Se isso estiver acontecendo, você deve produzir conteúdo. Mas não qualquer conteúdo, você deve:

  1. Investir em conteúdo de qualidade, produzindo textos duradouros e com muita pesquisa.
  2. Manter uma periodicidade constante de postagens
  3. Promover e otimizar o conteúdo

Montando uma estratégia – O que é marketing de conteúdo

Primeiramente vamos começar com uma pergunta? Qual é seu objetivo principal? Para deixar mais claro, o que definirá o sucesso para você?

Ter milhares de leitores, ter leitores engajados, ter muitos clientes, ranquear várias palavras chaves no Google ou ser uma referência no assunto?

Qual número define sucesso para você? Ter 2 mil leitores mensais? 100 novos leads por mês? Ou por semana? Depois de definir esses objetivos elabore alguns à longo prazo, como ter +15 mil leitores daqui 6 meses ou 1 ano.

Defina suas palavras – O que é marketing de conteúdo

“Como assim definir suas palavras”? Tire um tempo para decidir a forma que você vai escrever em seu site: sério ou divertido?

banner meio artigo 2

Você vai falar de maneira superficial ou profunda? Para ajudar a responder essas perguntas, responda essa: Como você quer que sua marque fique conhecida na internet? Jovial? Alegre? Séria?

Planeje um calendário editorial – O que é marketing de conteúdo

Como já dissemos acima, um blog sem atualizações não tem valor nenhum. Para começar no marketing de conteúdo a primeira regra é: atualize seu meio de comunicação.

E como criar uma rotina de atualização para que as coisas fiquem mais fáceis? Simples. Faça um cronograma semanal com cada dia reservado para fazer uma tarefa diferente. Quer um exemplo:

  • Segunda-feira: Artigo sobre notícias da indústria
  • Terça-feira: Vídeo de entrevista com um especialista na área
  • Quarta-feira: Entrevista com um cliente
  • Quinta-feira: Artigo de um autor convidado
  • Sexta-feira: Lista dos melhores artigos da área publicados na internet durante aquela semana

Isso é só um exemplo. Você próprio deve definir o que é importante e montar seu cronograma. Ter um desses ajuda muita na organização e produtividade, pois você sabe exatamente o que precisa fazer e quando precisa fazer.

E com um calendário desses você acaba criando a rotina de segui-lo, eliminando as famosas procrastinações.

Encontre canais de divulgação – O que é marketing de conteúdo

Encontrar canais de divulgação para o seu conteúdo é extremamente importante. Após fazer algo, não pense que as visitas vão cair do céu.

Você precisa trabalhar duro para divulgar o que produziu. Uma estratégia bem-sucedida do marketing de conteúdo é divulgar no Tumblr, Twitter, Facebook, Pinterest e Linkedin.

Sobre o conteúdo – O que é marketing de conteúdo

Títulos cativantes

Você deve saber criar títulos cativantes para o seu conteúdo. O título é a primeira coisa que uma pessoa estará vendo no seu site, por isso, se você tiver um título ruim, as chances de ele não ler o artigo são imensas.

Já um título cativante, que instigue a curiosidade, aumenta em centenas de vezes a chance de as pessoas lerem os artigos até o fim. Para ter uma ideia de como criar títulos impressionantes veja esse artigo.

Modelos editoriais

Modelos editoriais são formas de escritas que você pode utilizar para escrever artigos do dia-a-dia. Esses modelos facilitam a montagem do artigo e a sua escrita. Um bom modelo, por exemplo, seria:

Título:

  • 5 dicas para melhorar sua estratégia de vendas

Estrutura:

  • 1 parágrafo introdutório
  • Lista com as 5 dicas
  • 1 Parágrafo de conclusão

Modelos editoriais acabam criando um padrão de escrita que facilita muito. Claro que você pode, em algum momento, quebrar o padrão e criar artigos especiais e incríveis.

Conclusão

As dicas desse artigo foram retiradas do ebook Marketing de Conteúdo: Primeiros Passos, feito pela Rock Content. O ebook tem um excelente conteúdo e dicas valiosas sobre o assunto. E o melhor: é GRÁTIS! Para baixa-lo clique aqui.

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

Website: http://formulaganhardinheirocomblog.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *