Quais os melhores gatilhos mentais para vender mais?

Quais os melhores gatilhos mentais para vender mais?

Gatilhos mentais são várias técnicas usadas por diversos indivíduos para entrar na cabeça das pessoas através de coisas simples, fazendo com que elas façam o que ele quer.

São técnicas de persuasão realmente efetivas, simples e que funcionam em qualquer coisa: desde um questionário sobre doações de órgãos na Europa até para aumentar as vendas do seu blog.

Quais os melhores gatilhos mentais para vender mais?

 Quais os melhores gatilhos mentais para vender mais

Esse gráfico mostra a diferença do número de doadores de órgãos de diversos países da Europa. Depois dos resultados, as pessoas começaram a se questionar por que existe essa diferença tão grande, se são países bem semelhantes?

A resposta foi encontrada na pergunta dos formulários. Nos 4 primeiros países que tiveram taxa baixa a pergunta era:

( ) marque aqui se você quiser doar órgãos após seu falecimento

Nos outros países, o questionário formulava a seguinte pergunta:

( ) marque aqui se você não quiser doar órgãos após seu falecimento

Essa diferença, apesar de ser bem simples, prova que seres humanos agem pela emoção e não pela razão. E esse modo de agir é explorado nos gatilhos mentais que vou lhe mostrar hoje.

1 – Gatilho mental da autoridade – Quais os melhores gatilhos mentais para vender mais?

A autoridade é um dos melhores gatilhos mentais que existem. A realidade é que as pessoas só respeitam autoridades, então, se você for uma autoridade dentro do seu nicho, terá meio caminho andado.

E como construir a autoridade na prática? A dica é ter uma rede de contatos sincera e duradoura, estar em contato com os clientes, ter a filosofia de ajudar e contribuir.

Quem segue esses parâmetros se apresenta como um especialista no assunto, troca ideias, expõe seus conhecimentos e automaticamente demonstra ser um entendido. Por causa dessas qualidades, as pessoas vão começar a segui-lo, seja pelas redes sociais ou pelo seu blog.

2 – Gatilho mental da escassez – Quais os melhores gatilhos mentais para vender mais?

Um dos melhores gatilhos mentais é o da escassez. Muitas vezes você não consegue vender algo por causa da preguiça das pessoas. Elas olham, falam que vão comprar, mas naquele momento estão ocupadas vendo o Facebook e deixam de lado. Para lidar com isso de forma rápida e certeira é só utilizar o gatilho mental da escassez.

banner meio artigo 2

Esse gatilho cria um senso de urgência nas pessoas, obrigando-as a mentalmente realizar a compra o mais rápido que puder. Isso ocorre porque a escassez é um gatilho que diz que você deve oferecer o produto até determinada data e hora. Isso cria urgência e aumenta suas chances de fechar uma compra. Os indivíduos ficam com medo de perder a oportunidade.

Existem dois tipos de escassez: de quantidade e de oferta. Na de quantidade você disponibiliza o produto numa quantidade limitada. Já no de oferta, você oferece bônus para os primeiros compradores, ou para aqueles que compraram até determinada data.

3 – Gatilho mental da escolha – Quais os melhores gatilhos mentais para vender mais?

Uma pesquisa famosa feita num supermercado realizou testes para saber a escolha dos clientes. Em um dia, eles colocaram 24 tipos de geleias e no segundo apenas 6.

No primeiro dia: 60% dos clientes pararam para provar as geleias, e desses 3% compraram.

No segundo dia: 40% pararam para provar, e desses 30% compraram.

Traduzindo isso em números. Se 1000 pessoas pararam no primeiro dia, apenas 18 compraram. Já no segundo, se 1000 pessoas pararam, 120 compraram.

Isso mostra que diminuir as escolhas aumenta a conversão dezenas de vezes. Se você diminuir o formulário da sua página de captura, por exemplo, de 12 para 4 campos de preenchimento suas conversões aumentaram 120%.

A dica é: trabalhe com o mínimo de opções possível. Não pense que tendo muitas escolhas ou oferecendo muitos produtos você vai conseguir vender mais.

4 – Gatilho mental da garantia – Quais os melhores gatilhos mentais para vender mais?

Apesar de na introdução desse artigo mostrarmos que os seres humanos agem pela emoção, ainda há um pouco de racionalidade nas pessoas. Isso fica claro quando uma pessoa fica com medo de fazer alguma decisão errada e gastar seu dinheiro com algo inútil.

Para conseguir lidar com esse problema, você deve passar segurança e confiança oferecendo garantia. E como fazer isso? Ofereça uma garantia de 30 dias para seu cliente. Se ele não gostar do produto, pode ter seu dinheiro de volta. O Hotmart é uma das melhores plataformas para se trabalhar em conjunto porque ela oferece essa garantia nativamente.

5 – Gatilho mental da história – Quais os melhores gatilhos mentais para vender mais?

As pessoas amam histórias, elas adoram conhecer a história dos outros. Contar sua jornada de vida, ou a de alguém que se beneficiou com o produto X, pode ser bem benéfico em suas estatísticas.

Por exemplo: imagina que você vende um curso de malhação, mas você nunca malhou na sua vida e nem teve problemas de saúde. Com essa história você não consegue criar uma identificação com os futuros clientes. A dica é achar um herói, alguém que se identifique com seus leitores, que teve os mesmos problemas e que conseguiu superar, e usar o testemunho dele sobre seu produto. Lembre-se de ser uma história real, nada de sair inventando histórias falsas.

Conclusão

Esses são alguns dos melhores gatilhos mentais para vender mais. Se você quiser se aprofundar no assunto, veja esse outro artigo. Me despeço por aqui.

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Ganhe AGORA 5 E-Books GRÁTIS!

Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

Website: http://formulaganhardinheirocomblog.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *